segunda-feira, 27 de março de 2017

Kung-Fu e questões do Mundo Moderno.



A minha atual compreensão sobre o Sistema Ving Tsun Kung-Fu ( tudo está em evolução, inclusive nosso conhecimento) me permite dizer que este Sistema de variação de cenários, leva o seu praticante a desenvolver um olhar cuidadoso, capaz de apresentar respostas com mais qualidade e menor esforço.

Ao lado dos Líderes do Grande Clã Moy Yat Sang, Si Fu é titulado Mestre Senior. Foto 2014.



Apresentado dentro de um cenário de Combate Simbólico, o pensamento estratégico desenvolve-se com movimentos legítimos; estes são exatamente aqueles estrategicamente executados, ficando de fora a visão inocente de que existam" movimentos que funcionam" ou até mesmo os que sejam" infalíveis". Afinal, aquilo que funcionaria com uma pessoa em um cenário, pode perfeitamente não funcionar com outra no mesmo cenário, ou até com àquela, em um cenário diferente.

O gerenciamento das emoções faz parte deste processo de desenvolvimento dentro do Sistema Ving Tsun. Importante salientar que não se trata de controle das emoções, pois seria paradoxal falar em controlar aquilo se sente, mas gerenciar todo o processo mental de reações emocionais, não é apenas possível, como fundamental para que nossas ações sejam revestidas de excelência estratégica.

Si Fu em visita à China. Ano 2009.



Compreendendo o termo Sistema como um conjunto de princípios donde se deduzem conclusões coordenadas entre si, entrelaçadas numa concatenação lógica, formando um todo harmônico, digo que o Sistema Ving Tsun leva ao praticante experimentar variações de cenários apoiando suas ações no conhecimento acumulado através dos estímulos recebidos e sensorialmente percebidos.

Roberto Viana durante a prática livre. Barra da Tijuca 2005.



Estes estímulos recebidos e também fornecidos em parceria com outro praticante, possuem o potencial de elevar a percepção atenciosa sobre outro, o que cria um cenário favorável à leitura de nossas próprias reações psicomotoras, que são as referentes aos efeitos motores dos processos mentais.


Fábio e Erica executam o Chi Sau. Foto 2011.



O Sistema Ving Tsun, fornece através de sua prática, ferramentas capazes de potencializar nossa sensibilidade e percepção daquilo que está à nossa volta, por estimular a leitura sobre o cenário no qual estamos inseridos e também sobre nós mesmos, nossa expressão pessoal, nossa capacidade em responder da melhor forma possível às situações que nos são apresentadas, o que é muito interessante para o mundo moderno, onde tudo acontece de forma cada vez mais rápida, exigindo de cada um de nós a capacidade de adaptação por vezes até imediata, enfim por se tratar da própria  vida, de um cenário em constante variação.


Si Fu visita Núcleo Méier. Foto 2011.


O Ving Tsun, um sistema de Kung-Fu eficiente de combate corporal, possui ferramentas que estimulam o seu praticante a encontrar respostas para além daquilo que se popularizou chamar de Lutas ou Artes Marciais, que o torna uma prática acessível à todas as pessoas.

Comemoração do Ano Novo Chinês. Foto 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário